2019_01_25_cedepar

No último dia 25 de janeiro a Profa. Dra. Renata Fonseca, responsável legal do projeto Gigante Guarani apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES, realizou, juntamente com gestores e técnicos da instituição, uma importante reunião com o Consórcio de Estudos Recuperação e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo – CEDEPAR, a fim de buscar apoio na produção de mudas para abastecer as atividades de reflorestamento e recuperação da Mata Atlântica das regiões beneficiária. A reunião visou tratar dos detalhes do termo de cooperação técnica e ocorreu na prefeitura municipal de Pardinho.

Segundo a professora, Renata, o “objetivo foi fortalecer a parceria dentro do Projeto e posicionar a instituição das próximas etapas do trabalho”. Estas articulações são fundamentais para dar robustez e sustentabilidade às ações. “O CEDEPAR, é um elo importante da cadeia, já que ele é antigo e já reconhecido na região por contribuir com este trabalho de restauração”, complementa Renata.

A importância da parceria é grande, pois a ação do CEDEPAR auxiliará na produção de mudas para restauração. A professora Magali Ribeiro da Silva, que coordena a parte de coleta de sementes e produção de mudas, entende que a estrutura do CEDEPAR é fundamental para que estas atividades específicas aconteçam a contento. A professora Magali possui grande conhecimento técnico científico para a produção de mudas e desenvolverá pesquisas junto ao projeto Gigante Guarani.

Ainda segundo a professora Renata, a fase agora é de aquisição de material para reforma do barracão do CEDEPAR e aquisição das bandejas e insumos para a produção de sementes. No primeiro semestre de 2019, novas parcerias serão firmadas e pretende-se celebrar a consolidação desta rede por meio da realização de um evento em Itatinga, primeiro município a ser beneficiado.