2018_11_ITAT_LineuBarnabe_025

Sr. Lineu Barnabé, mas conhecido como Biguá, é agrônomo aposentado, mas fez longa carreira como professor, além de ter tido uma forte atuação política na cidade de Itatinga. Sr. Lineu é também um preservador dos recursos naturais. Segundo ele “Itatinga foi a cidade que abracei e criei raízes. É uma cidade que vai crescendo aos poucos e com qualidade de vida”.

Na Estância Santa Luiza, que herdou da família, melhorou as pastagens, fez melhorias e regenerou as matas. Se orgulha em dizer que recuperou as nascentes que abastecem a propriedade, que hoje produz leite, milho, frutas e eucalipto.

O projeto Gigante Guarani tem a meta de recuperar 200 hectares de matas e Sr. Lineu será beneficiário. Em sua propriedade serão recuperados 6,58 hectares com espécies nativas. Sua responsabilidade será de manter as mudas e garantir que o reflorestamento tenha êxito. Para isso se considera um guardião não só da mata, mas especialmente do Aquífero Guarani, uma vez que o reflorestamento é feito em áreas próximas de recarga desse importante manancial.

O Projeto tem já mapeados 78 proprietários que são potenciais novos Guardiões do Aquífero Guarani. Em nosso Banco já estão assinados os termos de compromisso de recuperação de quase de 50 hectares, somente no município de Itatinga. A intenção é que o mesmo trabalho seja feito nos municípios de Bofete, Pardinha e Botucatu.