O Projeto “Gigante Guarani Apuã: Diagnóstico, Prognóstico e Planejamento para melhoria da qualidade das águas das microbacias dos rios Capivara e Alambari nos municípios de Botucatu e Anhembi” é financiado do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.

O projeto atuará em Botucatu e Anhembi, por meio de diversas atividades que envolvem mobilização e apoio técnico aos agricultores/as e gestores públicos, além de capacitação e de elaboração de planos de desenvolvimento das bacias hidrográficas com vistas a captação de recursos pelos municípios para atendimento às demandas levantadas pelos produtores rurais e outros habitantes interessados. Um dos objetivos principais é evitar que novos desastres aconteçam nas microbacias como o ocorrido nas fortes chuvas de fevereiro de 2020. A força das águas danificou cerca de 80% das pontes na duas microbacias, segundo levantamentos ainda extraoficiais. Segundo pesquisadores da UNESP, estima-se que em 2 horas choveu cerca de 80% da chuva prevista para todo o mês de fevereiro de 2020.

O Objetivo central será o de elaborar Plano Diretor Participativo dos Recursos Hídricos (PDPRH) das bacias dos rios Capivara e Alambari constituído de diagnósticos, prognósticos e proposições para melhoria dos aspectos qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos nestas bacias hidrográfica e que contenha, ainda, um plano de controle de erosão e drenagem, um plano de contingência para desastres climáticos e os elementos para a elaboração de projetos de prevenção e defesa contra erosão; para que, num período de 2 anos, haja o engajamento da população rural e urbana e dos governos locais na gestão participativa deste Plano e a conscientização e mobilização dos produtores rurais e gestores para o manejo sustentável das microbacias, resultando, em última análise, num instrumento articulado à gestão de recursos hídricos no CBH-SMT, no âmbito do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH).